Podemos falar tudo que queremos?

A liberdade de expressão no Brasil está abalada pelo politicamente correto?

Comediantes brasileiros estão em alerta devido a persecução ocasionada pelo poder judiciário em ações movidas por cidadãos brasileiros contra outros brasileiros, que no exercício de suas expressões artísticas, são sancionados com altas penas, que ultrapassam em muito a condenação imposta a crimes de corrupção, roubo, latrocínio, dentre outros tipos penais.

Um comediante brasileiro recebeu uma condenação de oito anos de prisão por fazer piadas sobre minorias, aspectos físicos e estereótipos. Pessoas relatam que ao ouvirem essas piadas, realmente, sentiram-se muito mal. Há coisas que não devem ser ditas em nossa sociedade? Que podem tornarem-se ofensivas para muitas pessoas? Ao analisarmos essas duas perguntas seremos levados à um debate sobre moral e ética.

A moral e a ética em um contexto como esse são fundamentais para chegarmos ao debate que seja politicamente correto. Até que ponto uma sanção penal pode se tornar uma censura? E como deve ser realizada a dosimetria da sanção penal e mesmo da discussão do que deve ser dito ou não?

Comentários

Deixe um comentário